O que é o Cristalino?

desenho esquemático do cristalino
O cristalino é a lente interna e natural dos olhos.

Cristalino é uma das lentes do olho humano. Essa lente quando se torna opaca forma o que chamamos de Catarata, que atinge milhares de brasileiros todos os anos. Para facilitar a compreensão do funcionamento e/ou da estrutura dos nossos olhos, costumamos usar metáforas e comparações. Neste texto, vamos abordar o cristalino, cujo nome já nos dá uma boa pista: é ele o responsável por enxergarmos o mundo com clareza, foco e de forma… cristalina.

Cristalino ou lente dos olhos

Conhecido como lente dos olhos, o cristalino é uma estrutura transparente, flexível e biconvexa localizada atrás da íris e entre o humor aquoso (na frente) e o humor vítreo (atrás), resistente e com coloração amarelada em adultos, e de consistência branda e incolor nas crianças e jovens.

Podemos recorrer à analogia de um ovo para explicar a transparência e a flexibilidade do cristalino. Em crianças, adolescentes e pessoa mais jovens, o cristalino é semelhante à clara do ovo crua, totalmente flexível e transparente. Com o passar da idade, especialmente após os 40 anos, ele pode se tornar opaco e duro como uma clara de ovo cozida (normalmente, é quando se instala a Catarata, doença sobre a qual escreveremos em outro artigo).

Foco no cristalino

Junto com a córnea, o cristalino forma o “conjunto de lentes” dos nossos olhos, responsáveis pela convergência da luz e pelo foco das imagens antes que cheguem, de forma invertida, à retina, onde são formadas corretamente e enviadas por meio dos nervos ópticos para o cérebro para que possamos, enfim, enxergar. Saiba mais clicando aqui.

A elasticidade do cristalino faz com que ele se acomode para focar tanto em imagens distantes como próximas, regulando a nossa capacidade visual para que vejamos tudo com nitidez. Não por acaso, este processo se chama acomodação.

Envelhecimento do cristalino

Com a idade e o processo natural de envelhecimento, a capacidade de acomodação do cristalino do olho é afetada, o que dificulta o “ajuste de foco” automático de imagens e objetos distantes para aqueles que estão mais próximos, em uma condição chamada de presbiopia e que leva os adultos maiores de 40 anos a afastarem os objetos dos olhos para enxergar melhor. Saiba mais clicando aqui.

Doenças relacionadas ao cristalino

Além da catarata e presbiopia, outras doenças podem acometer o cristalino do olho, como a síndrome de marfan que leva a subluxação (deslocamento) dessa lente, situação também comum após traumas graves.

Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre os cuidados com o cristalino e com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta e não deixe de consultar o seu médico regularmente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email