Pterígio ou “Carne Crescida”

é a retirada do pterígio ou “carne crescida”, tem o objetivo de regularizar a superfície ocular, reduzindo os episódios de lacrimejamento, vermelhidão, sensação de areia e irritação causadas pelo pterígio. É realizada utilizando-se a técnica mais moderna com autotransplante, que reduz a chance de recorrência da “carne crescida”. O paciente pode optar pela utilização de sutura (pontos) ou cola biológica.
Pterígio ou carne crescida no olho é doença que pode levar a muitos sintomas visuais e irritativos.

Você sabe o que é Pterígio ou Carne Crescida? Leia esse artigo para conhecer mais sobre essa que é uma das principais queixas oftalmológicas no consultório.

“Moro num país tropical / Abençoado por Deus / E bonito por natureza”. Quem diria que o “País Tropical” exaltado por Jorge Ben Jor em uma das suas mais famosas canções poderia ter seu clima associado a uma das principais causas do pterígio, doença ocular de nome e aspecto desagradável que acomete principalmente quem vive em países de clima tropical, localizados próximo à linha do Equador.

Conhecido como “carninha nos olhos” ou “carne nos olhos” ou “carne crescida”, o pterígio é o crescimento de um tecido avermelhado que normalmente surge na parte branca do olho (chamada de conjuntiva), se espalha em direção à córnea e pode provocar o comprometimento visual de apenas um ou até dos dois olhos.

 

Exposição à luz solar e ao vento favorecem o surgimento do pterígio

A exposição à luz solar e ao vento são fatores predominantes no aparecimento do pterígio, o que nos leva a concluir que, mesmo sem estudos abrangentes sobre a incidência do pterígio no Brasil, a nossa querida Belém do Pará é uma das cidades onde os principais fatores de risco para esta doença oftalmológica – a genética também é um deles – se fazem mais presentes, assim como nas regiões Norte e Nordeste do Brasil de uma forma geral.

 

Sintomas, tratamento e prevenção do pterígio

Além do incômodo estético, o pterígio traz consigo sintomas como:

  • Visão turva;
  • Irritação;
  • Inflamação;
  • Sensação de um corpo estranho na vista;
  • Coceira;
  • Ardência;
  • Queimação ou “areia” nos olhos;
  • Hiperemia (vermelhidão)

Caso sejam leves, estas manifestações podem ser tratadas com colírios anti-inflamatórios específicos. Uma vez agravadas, requerem, em alguns casos, tratamento cirúrgico, popularmente conhecida como “raspagem”.

 

Prevenção do pterígio

Quanto à prevenção, por estar fortemente associado à vulnerabilidade dos olhos aos raios ultravioleta, o pterígio tem nos óculos escuros um inimigo de peso. Em Belém do Pará e em outras cidades com características climáticas parecidas, este simples acessório é sinônimo de proteção contra o pterígio ou carne crescida no olho, principalmente para as pessoas com olhos mais claros, mesmo em dias nublados.

A lubrificação dos olhos, de preferência com colírios indicados pelo seu oftalmologista, é outra forte aliada na prevenção ao surgimento do pterígio e deve ser frequente também para quem trabalha ou permanece muito tempo em ambientes fechados e com ar-condicionado ligado constantemente. Saiba mais clicando aqui.

 

Tratamento do pterígio: procure sempre um especialista

Ciclistas, motociclistas e motoristas que gostam de curtir “um ventinho na cara” devem ficar atentos, pois este hábito aparentemente prazeroso pode causar ressecamento e irritação crônica nos olhos, além, é evidente, de contribuir para o desenvolvimento da famosa carne crescida no olho. Saiba mais clicando aqui.

Mais frequente em homens adultos, entre 20 e 40 anos, o pterígio, como vimos, pode ser prevenido e deve ser tratado por especialistas. Em Belém do Pará, a Cornea Clinic é um centro de referência e excelência no tratamento do pterígio e de outras doenças oculares.

Pterígio tem cura: cirurgia de pterígio

Como a maioria das cirurgias oculares, a cirurgia de pterígio obteve avanços significativos nos últimos anos e hoje ela dura cerca de 30 minutos, com anestesia local (colírio) e técnicas eficazes que eliminam o pterígio e reduzem a chance de recorrência.

Os pacientes submetidos à cirurgia de pterígio têm um período pós-operatório curto e sem maiores percalços, o que permite a volta às atividades normais em poucos dias. Então, a boa notícia é que pterígio tem cura!

 

Indicações para a cirurgia de pterígio

A cirurgia de pterígio é indicada quando os sintomas como visão turva, irritação, inflamação, sensação de um corpo estranho na vista, coceira, ardência, queimação ou “areia” nos olhos e hiperemia (vermelhidão) trazem um incômodo muito grande ao paciente e não podem mais ser controlados por medicamentos.

Outra indicação frequente para a cirurgia de pterígio é o desconforto que o aspecto estético do pterígio (conhecido também como “carne nos olhos”) traz a boa parte dos pacientes. Saiba mais clicando aqui.

 

Cirurgia de pterígio: técnicas modernas e pós-operatório tranquilo

Com as mais modernas técnicas para a cirurgia de pterígio, a Cornea Clinic, em Belém do Pará, faz a retirada (exérese) do pterígio com o autotransplante conjuntival, neste caso lançando mão de pontos ou da cola biológica, uma opção mais moderna, sem sutura e menos invasiva para o paciente

No pós-operatório, os olhos podem permanecer com o aspecto avermelhado, e há relatos de que a sensação de “areia nos olhos” ainda se faz presente, mas os incômodos param por aí. Após alguns dias, é possível voltar à vida normal, inclusive com a retomada do trabalho.

 

Cuidados no pós-operatório da cirurgia de pterígio

Caso o paciente sinta dor no pós-operatório da cirurgia de pterígio, o que é improvável, o oftalmologista prescreverá analgésicos. Em alguns casos, é recomendado o uso do oclusor (o famoso tampão ou tapa-olho) durante o primeiro dia.

Como em qualquer cirurgia, o repouso é fundamental: permanecer deitado ou sentado em locais com pouca luminosidade ajuda na recuperação e encurta o período pós-operatório.

Confira outros cuidados que devem ser seguidos no pós-operatório da cirurgia de pterígio:

  • Manter compressas frias sobre o olho por alguns dias (exceto durante o sono);
  • Evitar locais com poeira;
  • Não coçar os olhos;
  • No banho, evitar esfregar os olhos e não deixar cair água, sabão ou xampu sobre eles durante uma semana;
  • Usar óculos escuros, chapéu ou boné para proteger-se dos raios solares, vento e poluição.

Cirurgia de pterígio: procure sempre a orientação de um especialista

Todos os cuidados pós-operatórios são importantes, mas existe uma precaução ainda mais importante antes da cirurgia de pterígio: buscar sempre a orientação de um oftalmologista especializado.

Conselhos, indicações e recomendações de amigos são ótimos para as mais diversas situações da vida, mas quando o assunto é um procedimento em um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo, não resta dúvida: procure quem entende e tem experiência na cirurgia de pterígio.

A Cornea Clinic, em Belém do Pará, é um centro de excelência oftalmológico. Lá você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do pterígio, além dos cuidados com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email