miopia: imagem demonstrando a visão ruim para longe, desfocada e não nítida
A miopia deixa a visão embaçada e desfocada, principalmente, para longe.

Estima-se que haja cerca de 750.000 pessoas com miopia em Belém, no Pará. E a tendência é de aumento desse número nos próximos anos, o que os especialistas chamam de “boom” da miopia, já que o uso das telas é crescente e é um dos fatores que levam ao aumento do grau da doença. Talvez o mais “popular” entre os distúrbios da visão, a miopia faz com que a pessoa enxergue claramente os objetos que estão próximos, mas não consiga ver com nitidez aqueles que estão distantes. A dificuldade se dá porque o foco das imagens se forma antes da retina no míope, o que pode acontecer, mais frequentemente, por causa de alterações na curvatura da córnea ou pelo tamanho do olho ser maior do que o normal.

Sintomas da miopia

Entre os principais sintomas que ajudam a identificar a da miopia estão, naturalmente, a dificuldade em enxergar os objetos distantes, mas também as dores de cabeça constantes, a necessidade de “apertar” os olhos para forçar a visão e o lacrimejamento, além da sensação de vista cansada e o cansaço excessivo após uma leitura ou a prática de esportes, por exemplo.

Nas crianças, os sintomas da miopia costumam ser percebidos no período escolar, principalmente nos anos de alfabetização, quando o aluno relata dificuldades para enxergar as informações colocadas no quadro. Normalmente, a miopia surge entre os 8 e 12 anos de idade. Saiba mais clicando aqui.

Fatores de risco para a miopia

A hereditariedade é o principal fator de risco para a miopia, mas atividades que exijam o uso frequente da visão de perto também contribuem decisivamente para o surgimento da condição. Não é por acaso que os casos de miopia vêm disparando em função do uso cada vez mais frequente e excessivo de celulares, tablets e computadores, principalmente por parte das crianças.

Miopia em crianças: atividades ao ar livre diminuem a ocorrência

Um hábito tão antigo quanto saudável e divertido pode prevenir o surgimento da miopia em crianças: brincar. De preferência, ao ar livre já que a luz do sol é benéfica para a saúde dos olhos.

Limitar o uso dos dispositivos eletrônicos também é recomendável e, no caso de uso, deve-se ficar atento à proximidade destes com os olhos, assim como estimular pausar durante a utilização. Saiba mais clicando aqui.

Uso de Colírio para prevenir a miopia: estudos experimentais

Estudos com colírios à base de atropina vêm sendo desenvolvidos com sucesso para evitar que o grau de miopia aumente, principalmente indicados para crianças que já possuem graus intermediários de miopia desde muito cedo. O colírio não é vendido em farmácias comuns, mas pode ser manipulado pelo médico oftalmologista, na concentração correta, após o consentimento por parte dos pais.

Graus de miopia

Quanto maior o grau de miopia, maior a dificuldade de se enxergar de longe. A miopia é considerada leve até 3 graus, moderada entre 3 e 6 graus e grave quando ultrapassa os 6 graus.

Além disso a miopia pode ser acompanhada de outros fatores, é possível, por exemplo, uma pessoa ser míope e astigmata ao mesmo tempo, ou seja, apresentar miopia e astigmatismo juntos. Nos pacientes acima de 40 anos, também é comum a associação entre miopia e presbiopia. No entanto, sabe-se que a miopia retarda o aparecimento da “vista cansada”, atrasando o seu surgimento.

Miopia tem cura: tratamento para miopia

A miopia pode ser tratada com o uso de óculos ou lentes de contato, que fazem com que as imagens se formem corretamente na retina, “filme fotográfico” do olho. Quando o grau se estabiliza e o paciente tem mais de 18 anos, pode-se optar pela cirurgia de miopia, a laser, conhecida como cirurgia refrativa, que molda a córnea para que ela foque as imagens no local correto.

Para os pacientes que apresentam um grau de óculos muito elevado ou a córnea relativamente fina para o procedimento a laser, podemos optar pela cirurgia de implante de lente fácica. Lentes como a Artisan, Artiflex ou ICL podem ser implantadas dentro do olho para que o paciente possa ficar livre dos óculos. Essa cirurgia pode ser realizada mesmo nas pessoas que têm graus muito altos.

Diagnóstico da miopia

Um exame oftalmológico de rotina é capaz de diagnosticar a miopia. Por isso, é importante consultar o seu médico regularmente. Além do exame físico do olho, o especialista fará perguntas sobre sintomas, hábitos e outros fatores que afetam a sua visão. Procure sempre um médico oftalmologista especialista em cirurgia para miopia, caso deseje livrar-se dos óculos.

Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da miopia, além dos cuidados com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email