Você sabe o que é presbiopia ou vista cansada? “É a idade”. Se você já rompeu a famosa barreira dos “enta”, ou seja, ultrapassou os quarenta anos, já deve ter ouvido algumas vezes a expressão que, em tom de brincadeira, procura explicar qualquer queixa relacionada à saúde.
No caso da presbiopia ou visão cansada, a brincadeira deve ser levada a sério, pois a principal causa para este distúrbio ocular também conhecido como “vista cansada” é mesmo a idade: o surgimento da presbiopia costuma acontecer entre os 40 e os 45 anos.
No Pará, mais de 40% da população encontra-se na faixa etária superior aos 40 anos. Por isso, é estimado que haja mais de 1.000.000 (Um milhão) de pessoas com presbiopia em Belém-PA e região metropolitana da cidade.
Presbiopia ou “síndrome do braço curto”
A presbiopia acontece em decorrência do processo natural de envelhecimento do olho. O cristalino, ou lente natural do olho, se acomoda de acordo com a distância dos objetos para focar corretamente as imagens, em um movimento propiciado pelos músculos ciliares, que, com o tempo, perdem a elasticidade e prejudicam a visão dos objetos próximos. É a presbiopia.
Também conhecida como “síndrome do braço curto” ou “visão cansada”, a presbiopia faz com que não consigamos ler a curta distância (daí a necessidade de esticarmos o braço para afastar o livro ou o celular, por exemplo).
Sintomas da presbiopia
Como escrevemos no início do artigo, a presbiopia surge normalmente a partir dos 40 anos e tem entre os seus principais sintomas a dor de cabeça, a fotofobia, os olhos cansados, a sensação de “peso” nas pálpebras e a visão desfocada para objetos próximos, especialmente letras.
Importante ressaltar que o excesso de uso de telas (computadores, celulares, tablets e outros dispositivos), principalmente à curta distância, pode antecipar o surgimento da presbiopia. Saiba mais clicando aqui.
Tratamento da vista cansada: presbiopia tem cura?
A presbiopia pode ser tratada com o uso de óculos ou lentes de contato, assim como a cirurgia refrativa. As lentes dos óculos e as lentes de contato fazem o papel que o cristalino envelhecido não consegue fazer, ou seja, compensam a perda de elasticidade decorrente do envelhecimento e fazem com que a imagem seja projetada na retina corretamente.
Tanto o grau correto dos óculos como as lentes de contato mais adequadas para cada pessoa devem ser receitados pelo oftalmologista, que também indicará a cirurgia corretiva, caso seja o melhor procedimento.
Portanto, a presbiopia ou vista cansada tem cura, seja por meio da utilização de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa ou cirurgia a laser. Saiba mais clicando aqui ou aqui
Diagnóstico da presbiopia
O médico oftalmologista também é o responsável pelo diagnóstico da presbiopia, que pode ser detectada em uma consulta de rotina, onde o mesmo fará o exame físico ocular e perguntas relacionadas a possíveis sintomas da presbiopia.
Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da presbiopia, além dos cuidados com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.