O que faz um Oftalmologista?

o-que-faz-um-oftalmologista
O oftalmologista é o médico especialista na visão e na saúde ocular. Sua formação dura, em média, 11 anos.

Especializado na saúde dos olhos, Oftalmologista é profissional em constante atualização

Um dia comum na rotina de um oftalmologista pode incluir consultas pela manhã, exames e laudos na parte da tarde e, à noite, cirurgias, que, com as técnicas disponíveis atualmente, pode ser ao mesmo tempo rápida e de alta precisão. 

Especialista em uma das 10 áreas mais procuradas pelos futuros médicos, o oftalmologista atua em atividades das mais diversas dentro da medicina.

Oftalmologista x Oculista

Como este artigo pode ser lido tanto por estudantes em busca de informações sobre carreiras, como por pacientes em dúvida sobre que especialista consultar, vamos esclarecer uma dúvida bastante comum: a diferença entre oftalmologistas e oculistas.

Oftalmologista: diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo a prescrição de óculos

Como escrevemos acima, o oftalmologista é o profissional especializado na saúde dos olhos e na visão, que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas ao sistema ocular, além de realizar cirurgias e prescrever tratamentos para doenças e distúrbios como miopia, hipermetropia, presbiopia, ceratocone, catarata, glaucoma e pterígio, entre outros. Inclui dentre os ofícios do médico oftalmologista, a prescrição dos óculos e lentes de contato.

Oculista: interpretar a receita do oftalmologista e confeccionar os óculos

O oculista, também conhecido como optometrista, por sua vez, é apto a interpretar corretamente as receitas prescritas pelo oftalmologista e, a partir desta interpretação, produzir, consertar e cuidar da manutenção das lentes e dos próprios óculos. O oculista também pode orientar os pacientes quanto aos melhores tipos de lentes e armações para cada caso.

Tecnologia e inovação a olhos vistos

Mesmo em consultórios e clínicas mais simples, é comum se deparar com aparelhos e equipamentos de última geração à disposição do oftalmologista, o que demonstra um dos aspectos mais visíveis desta especialidade da medicina, a constante evolução.

Por lidar com o sentido mais importante do corpo humano, a visão (através da qual captamos a maioria das informações do ambiente em que vivemos), a oftalmologia é campo fértil para pesquisas e inovações frequentes cujo objetivo é tanto fornecer novos insumos teóricos como desenvolver e atualizar ferramentas para exames, procedimentos e cirurgias capazes de corrigir e/ou minimizar doenças que atingem os nossos olhos.

Responsabilidades do oftalmologista

  •        Preservar a saúde ocular;
  •        Assegurar a melhor visão aos pacientes;
  •        Atuar na prevenção de doenças oculares;
  •       Atuar no tratamento e cura de enfermidades da visão;
  •        Preservar e/ou melhorar, através da sua atuação, a qualidade de vida dos pacientes;

1/3 da população nunca foi ao oftalmologista

Mesmo com sua importância reconhecida para pacientes desde a mais tenra idade, a oftalmologia é uma especialidade desconhecida para cerca de 1/3 da população brasileira, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Glaucoma

De acordo com a pesquisa, esta parcela de brasileiros nunca fez sequer uma consulta com um oftalmologista, o que mostra que ainda há muitos desafios para a profissão, principalmente o de reforçar a importância da prevenção e dos hábitos saudáveis contra as doenças oculares.

Como se tornar oftalmologista

O primeiro passo, naturalmente, é ingressar em uma faculdade de medicina. O segundo é concluir a graduação e, após esta etapa que dura seis anos, optar por uma especialização ou residência em oftalmologia em uma instituição oficialmente reconhecida, o que pode levar três anos.

Após o término da residência ou especialização, pode-se optar por uma subespecialização dentro da oftalmologia (dentre elas, transplante de córnea, retina, catarata, glaucoma, plástica ocular e outras), sendo que a duração dos cursos varia de acordo com a subespecialidade e a instituição escolhida, podendo variar de 1 a 3 anos.

Incluindo faculdade de medicina até a subespecialização, o tempo de formação de um oftalmologista leva em média 11 anos. A conclusão destas etapas não significa o término dos estudos: é fundamental para o oftalmologista manter-se em constante atualização para acompanhar os avanços da profissão e, claro, prestar o melhor atendimento a seus pacientes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email