O que é o corpo estranho no olho?
Mais do que um “cisco no olho”, usado como desculpa em novelas e na cultura pop para homens broncos demonstrarem suas emoções, o corpo estranho no olho, se não tratado, pode gerar abrasões nos olhos e até infecções. Felizmente, o diagnóstico e tratamento é simples, e o corpo estranho pode ser prevenido com alguns cuidados básicos.
Permissão para chorar?
Basicamente, é quando uma partícula externa entra em contato com o olho, como um grão de areia, terra ou sujeira, por exemplo. O corpo estranho pode se alojar na conjuntiva ou na córnea. Este último caso é de maior dificuldade para expelir “naturalmente”, normalmente necessitando da intervenção do médico oftalmologista.
Instintivamente, quando o olho percebe o corpo estranho, começa a lacrimejar expelindo-o sem grandes dificuldades. Contudo, se a partícula permanece alojada, pode gerar abrasões (arranhões) e complicações mais graves, além de deixar resíduos que, se não tratados, podem infeccionar a região.
Como um corpo estranho se aloja na córnea?
As causas são diversas, muitas vezes, acidentais e esporádicas; poeira que veio com o vento, contato com sujeira durante a faxina, areia da praia, pedaços de serragem ou metal provenientes de trabalho em oficinas ou na construção civil, entre outros fatores que podem ser classificados como imprevisíveis.
O caso que mais encontramos no consultório oftalmológico é o de trabalhadores que estavam utilizando solda ou esmerilhadeira sem proteção, conhecido como “cavaco de ferro” ou “cisco do olho”.
Quando ocorrem as abrasões?
Dependendo da maneira como a partícula se aloja nos olhos, ela pode gerar abrasões da córnea, consequência comum após a presença do corpo estranho. As causas da abrasão são semelhantes: mau uso de lentes de contato, pequenos acidentes na região, uso incorreto de cosméticos, entre outras.
Quais as consequências?
A abrasão causa lesões diretas na região afetada. Além disso, partículas de determinados materiais, como o ferro, podem deixar resíduos prejudiciais para a córnea mesmo depois de retirados. Os dois fatores aliados, abrasão e matéria residual, são um dos grandes responsáveis pela infecção.
Quais os sintomas?
Quando um corpo estranho entra em contato com a córnea, é comum observar a pessoa atingida piscando excessivamente de forma veloz, na tentativa de retirar a partícula externa. Outros sintomas comuns são:
- Sensação de corpo estranho ou sensação de areia nos olhos
- Visão comprometida
- Vermelhidão
- Lacrimejamento
- Secreção
- Sensibilidade à luz
Como sempre afirmamos nos artigos de nosso site da Cornea Clinic, os sintomas acima são comuns em outros males que afetam os olhos, por isso, é fundamental consultar o médico oftalmologista para diagnóstico e tratamento adequados.
Como tratar?
É comum, para evitar desconfortos, a aplicação de anestesia na região afetada assim como o uso de colírio com fluoresceína, espécie de corante que, em contato com uma luz especial, auxilia na revelação do corpo estranho e possíveis partículas residuais na córnea.
Em casos mais simples, o oftalmologista pode expelir o corpo estranho via irrigação ou cotonete. Em situações mais complexas, recorre-se a ferramentas específicas, como agulhas subcutâneas ou lâminas de bisturi.
Quando há abrasões oculares, é comum o uso de antibióticos, assim como colírios lubrificantes para administrar possíveis dores e evitar infecções e consequências mais graves. Porém, é imprescindível o acompanhamento médico durante o tratamento, pois alguns medicamentos podem influenciar negativamente na cicatrização adequada da córnea.
E a prevenção?
Muitas vezes, a presença de um corpo estranho no olho pode estar além do controle da pessoa atingida, sendo causado por acidente ou uma situação de imprevisibilidade. Ainda assim, é possível tomar alguns cuidados para manter os olhos protegidos.
Vamos a eles?
- Atenção nas orientações e uso correto de lentes de contato.
- Uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para quem vai executar algum trabalho com material que pode soltar partículas nocivas para os olhos, como metal ou madeira, por exemplo.
- Atenção e uso correto de pincéis para aplicação de cosméticos.
- Orientação para as crianças no momento das brincadeiras, principalmente na praia, parque ou outros locais onde há areia ou terra.
Este artigo foi útil para você?
Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre o diagnóstico e tratamento de corpo estranho no olho ou cisco no olho, além dos cuidados com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.