Um pouco de história sobre o terçol
A origem da palavra terçol, termo popular para nomear o hordéolo, pode estar ligada ao termo triticeus, diminutivo de triceloum (trigo), em latim, como se um pequeno grão do cereal estivesse plantado no rosto dos antigos agricultores.
Ou seja, desde tempos remotos, a pequena “bolinha” amarelada que surge na região da pálpebra incomoda nossos ancestrais e, hoje, se revela para nós geralmente pela manhã, quando enfrentamos nosso reflexo no espelho e percebemos o dito cujo na região da pálpebra, pouco antes de sair para o trabalho
Fique tranquilo! A causa para a doença é conhecida!
Diferente de outrora, as causas e tratamentos para o hordéolo são bastante conhecidas e difundidas.
O que é o hordéolo?
O terçol consiste na inflamação de uma glândula sebácea presente nas pálpebras, o que pode gerar dor, inchaço e vermelhidão na região em que se manifesta. Mais recorrente em crianças e adolescentes, pode afetar pessoas de todas as idades.
Alterações hormonais, comuns nas faixas etárias mais atingidas, infecção bacteriana e parasitária, ou todos estes fatores juntos, estão por trás da manifestação da doença, que não é contagiosa, ou seja, uma pessoa com a doença não transmite para seus contactantes.
Com evolução espontânea, o nódulo costuma durar de uma a três semanas, esvaziando-se naturalmente com a saída ou reabsorção do pus concentrado na região inflamada. Costuma ser tratado com compressas mornas e, em casos mais agudos, o oftalmologista pode recorrer a anti-inflamatórios, além de outras medidas.
Quais as causas do hordéolo?
Associada ao entupimento e inflamação de glândulas na região da pálpebra, as causas do hordéolo podem originar-se por fatores como:
- Produção excessiva de gordura, presente em pessoas de pele oleosa e adolescentes em fase de alteração hormonal;
- Infecção bacteriana, por motivos diversos;
- Uso inadequado de produtos cosméticos e higienização incorreta da região;
- Consequência de doenças como blefarite, que também causa inflamação na região das pálpebras e propiciam o surgimento do hordéolo.
Como saber se estou com terçol?
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, os principais sintomas que identificam o Hordéolo são:
- Formação de nódulo arredondado na região da pálpebra, próximo dos cílios.
- Vermelhidão
- Dor local
- Sensação de calor na região afetada
Após o estágio mais agudo da doença, sintomas anteriores podem ser amenizados, permanecendo apenas o nódulo característico. O nódulo pode sumir com o tempo ou se encistar e evoluir para uma doença conhecida como calázio, cujo tratamento é cirúrgico.
Fui diagnosticado com hordéolo. Como tratar?
É importante lembrar que o hordéolo possui evolução espontânea e, após o primeiro período de desenvolvimento da doença, a tendência é que o nódulo diminua e desapareça. Há, entretanto, tratamento para amenizar os sintomas, como:
- Uso de compressa morna ao longo do dia, durante o período de inflamação.
- Higienizar a região com xampu neutro infantil
- Evitar manipular o local atingido, pois pode piorar a lesão.
- Em caso de infecções muito severas, com dores prolongadas, o oftalmologista pode indicar o uso de colírios e pomadas acompanhadas da compressa.
- Em casos isolados e bem selecionados, o médico oftalmologista pode proceder a drenagem do nódulo
Como prevenir?
Associado ao excesso de oleosidade na pele, bem como à infecção bacteriana, é possível prevenir o hordéolo fazendo a manutenção de bons hábitos de higiene: lavar as mãos várias vezes por dia, evitar tocar regiões lesionadas no rosto, próximas aos olhos, e manter alguns cuidados com a higiene da pele e dos cílios.
Mas, lembre-se, ao menor sinal da doença: procure um oftalmologista
Quem pode diagnosticar o hordéolo e conduzir o melhor tratamento possível é o oftalmologista, sendo fundamental a consulta com esse profissional para as medidas adequadas em caso de terçol.
Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre o diagnóstico e tratamento do terçol, além dos cuidados com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.