
A luz azul é um espectro da luz visível que está presente no dia-a-dia dos habitantes do nosso planeta. Certamente, você já ouviu falar nas lentes de óculos com filtro azul. Mas, você sabe o que significa a luz azul e o filtro azul?
No ambiente externo, a luz azul chega até nós através dos raios solares. Já em ambientes internos, os aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, televisores, computadores e lâmpadas de LED são as principais fontes da luz azul.
Com a revolução digital, especialmente, após o advento da pandemia do Covid-19, a vida da maioria das pessoas se tornou mais online que nunca, o que condiciona maior uso desses aparelhos eletrônicos.
Luz azul artificial é prejudicial à saúde humana
Diversos estudos já demonstraram o malefício da luz azul artificial para os humanos. A exposição a esse tipo de luz momentos antes de dormir é altamente prejudicial ao ritmo circadiano e ao sono, muito provavelmente relacionado a desregulação da melatonina (hormônio do sono), causada pela luz azul.
Luz azul e a degeneração macular relacionada à idade
O acúmulo de exposição prolongada à luz azul culmina na lesão dos fotorreceptores retinianos, sendo causa de degeneração macular relacionada à idade. Doença que afeta os idosos e pode levar à cegueira irreversível.
Como evitar a luz azul?
Primeira recomendação é óbvia: evite telas de aparelhos eletrônicos em excesso e, preferencialmente, evite esses aparelhos e luz artificial imediatamente antes de dormir.
Evitando a degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
O consumo de alimentos como a abóbora, uva, kiwi e agrião que são ricos em luteína e zeaxantina são benéficos contra a DMRI. Isso porque essas substâncias agem em favor da saúde ocular.
Modo night shift é eficiente?
Lançar mão do modo night shift ou bloqueio de luz azul nos aparelhos eletrônicos é uma boa opção. Mas parece ser insuficiente. A redução do brilho da tela é mais importante.
Filtros de luz azul nos óculos: Blue control
Diversas marcas de lentes de óculos já lançaram filtros contra a luz azul, também conhecidos como blue control. Os estudos sobre seus benefícios são controversos, mas o seu uso parece melhorar a regulação do ritmo circadiano e evitar o cansaço visual causado pelas telas. Mais pesquisas são necessárias para sabermos seu real benefício.