A Degeneração Macular Relacionada à idade é uma doença muito comum que afeta os idosos. A visão é o sentido mais importante que temos. Os nossos olhos permitem que enxerguemos as belezas do mundo ao nosso redor. Agora imagine como seria o seu mundo se você começasse a perder parte da sua visão por conta de um problema chamado de degeneração macular relacionada a idade, chamada também de DMRI
A DMRI é uma doença que rouba o centro da nossa visão, geralmente sem outros sintomas. Todo o ano, milhões de pessoas ao redor do mundo desenvolvem DMRI e cada dia sem tratamento pode deixar essas pessoas mais próximas da cegueira.
A mácula é a parte mais central da retina e por isso é responsável pela nossa visão central. A DMRI afeta justamente essa parte da visão e é uma das principais causas de baixa de visão em pessoas maiores que 55 anos.
No início, a degeneração macular relacionada à idade há pouca perda de visão. No entanto, com o avançar da doença, as imagens podem começar a se tornar borradas ou distorcidas até chegar num ponto ou numa área escurecida no centro da visão. A DMRI não causa cegueira total porque a visão periférica permanece boa.
DMRI seca
A DMRI seca é a forma mais comum de degeneração macular relacionada à idade e corresponde à cerca de 90% de todos os casos. Ela é causada pelo envelhecimento e desgaste dos tecidos da mácula e normalmente afeta menos a visão do que a DMRI úmida.
A perda da visão geralmente ocorre aos poucos ao longo dos anos. As pessoas com DMRI seca não costumam perder totalmente a visão central, mas as tarefas que exigem visão perfeitamente focalizada podem tornar-se mais difíceis.
DMRI úmida
A DMRI úmida ou exsudativa representa cerca de 20% dos casos de degeneração macular relacionada à idade. Na DMRI úmida, vasos sanguíneos anormais começam a crescer sob a retina. Este crescimento de vasos sanguíneos é chamado de neovascularização, e esses novos vasos podem apresentar vazamento de líquido ou sangue, distorcendo a visão central. A DMRI úmida pode progredir rapidamente e causar perda substancial da visão central.
Tratamento para Degeneração Macular Relacionada à Idade
Temos algumas boas notícias sobre a DMRI, com diagnóstico precoce, novas opções de tratamento e acompanhamento regular com médico especialista em retina, conhecido como retinólogo, conseguimos manter uma visão normal na grande maioria dos pacientes e inclusive melhorar a visão de muitos dessas pessoas que possuem DMRI.
Determinados medicamentos anti-VEGF, por exemplo, foram desenvolvidos e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) especificamente para o tratamento da DMRI e para o uso intraocular, pois oferecem segurança e eficácia aos pacientes.
Na Cornea Clinic, contamos com especialistas em retina renomados para tratar sua Degeneração Macular Relacionada à Idade em Belém.