Covid 19 nos olhos: Coronavírus afeta a saúde visual?

covid 19 nos olhos
A Covid 19 nos olhos pode causar diversos sintomas e manifestações. A proteção com uso de máscaras é essencial para reduzir o contágio.

A pandemia do Coronavírus tem impactos na saúde dos olhos da população e até na rotina dos consultórios

O conteúdo deste artigo tratará, na sua maior parte, sobre os sintomas e alterações da Covid 19 nos olhos, ou seja, o que o Coronavírus pode causar na nossa visão, mas, como estamos todos no mesmo barco, aproveitaremos para abordar também algumas mudanças que a pandemia trouxe na rotina de atendimento dos consultórios de especialistas da área.

Como a Covid 19 afeta os olhos

Janelas da alma, os olhos, mesmo sem qualquer sintoma ou alteração causados pelo novo coronavírus, refletem o medo e a preocupação que a Covid 19 vem causando desde o início de 2020. Ansiedade, luto, perdas, dificuldades financeiras…tudo é exposto naqueles com os quais demonstramos nossos sentimentos para o mundo.

Divagações à parte, o novo coronavírus pode infectar uma pessoa diretamente pelos olhos ou migrar até eles após o contágio, causando os seguintes sintomas:

  • Olhos vermelhos
  • Inflamação
  • Inchaço nos olhos
  • Lacrimejamento ou olho seco
  • Sensação de areia nos olhos
  • Secreção
  • Coceira
  • Baixa visual
  • Visão dupla
  • Estrabismo agudo

É conjuntivite? Principal manifestação da Covid 19 nos olhos

Como muitos dos sintomas estão ligados à conjuntivite, ainda hoje é comum a associação direta desta doença ocular com o coronavírus. Segundo pesquisas, apenas de 1 a 3% dos indivíduos contaminados pelo Sars-Cov-2 apresentam conjuntivite, que, em alguns casos, é o primeiro sintoma da Covid 19.

Coronavírus e lesões na retina

Alguns estudos também apontam que o novo coronavírus pode causar lesões na retina, além de inflamar a córnea e ressecar os olhos.

Máscaras: tá na cara que temos que usar

Nelson Rodrigues dizia que só os profetas enxergam o óbvio. Felizmente, a esta altura do campeonato temos muito mais gente que aderiu ao uso das máscaras do que o contrário, mas nunca é demais alertar os que não se enquadram na categoria dos “profetas”: é indispensável o uso deste acessório que protege vidas.

Quem quiser proteger ainda mais os olhos pode optar pelo Face Shield, que cobre todo o rosto. Lavar as mãos sempre e evitar o contato com os olhos são outros hábitos que vieram para ficar no que se refere às formas de evitarmos o contágio pelo novo coronavírus.

De olho nas telas

Os problemas de visão decorrentes do excesso de tempo em que ficamos expostos às telas de computadores, celulares e tablets se acentuaram durante o longo período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid 19.

Sintomas como olho seco, irritações nos olhos e vista cansada tornaram-se mais comuns, além de dores de cabeça. Concentrados nos dispositivos eletrônicos, piscamos menos vezes do que o normal e, assim, diminuímos a lubrificação natural dos olhos.

Miopia e acidentes domésticos

Ainda as telas: o excesso também pode desencadear ou agravar a miopia, especialmente nas crianças.

As lesões oculares provocadas por acidentes domésticos também são mais comuns com o tempo maior em que as pessoas estão em casa. Arranhões por lápis, queimaduras, lesões provocadas por animais domésticos e outros traumas na região ocular ficaram mais frequentes.

Covid 19 e os oftalmologistas

Afetados como qualquer indivíduo pelas mudanças provocadas pela pandemia, os oftalmologistas também tiveram que se adaptar a novas rotinas no atendimento em seus consultórios e em clínicas e hospitais.

O primeiro impacto foi a radical diminuição na procura dos pacientes ao longo, principalmente, do ano de 2020. A especialidade foi uma das que mais sofreram, provavelmente pela necessidade de contato próximo entre paciente e médico.

A percepção de que a saúde ocular não é prioridade também pode ter levado muitos pacientes a adiarem consultas e exames.

Neste contexto, a telemedicina ganhou força também entre os oftalmologistas, que tiveram que se adaptar a esta nova modalidade de atendimento, que, se não é a ideal, tem aspectos positivos por permitir o acompanhamento frequente dos pacientes. Sinal dos tempos. 

Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre as manifestações da Covid 19 nos olhos e com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email