Ambliopia ou Olho Preguiçoso

ambliopia
Tampão ocular e óculos são tratamentos para ambliopia ou olho preguiçoso

Ambliopia é popularmente conhecida como olho preguiçoso. É uma doença que se desenvolve até os 8 anos de idade relacionada a algum outro problema de visão.

Como funciona a formação da visão normal?

Para uma criança desenvolver sua visão normal e saudável, o cérebro precisa receber imagem clara e com boa resolução dos dois olhos alinhados durante todo o período de desenvolvimento visual que vai do nascimento até os 8 anos de idade. Existem alguns problemas que podem interferir nesse processo normal e fazer um dos olhos não se desenvolver da maneira correta.

Ou seja, para uma visão normal não pode haver opacidades, como cicatrizes de córnea ou catarata, nem diferenças grandes de grau entre os olhos ou olhos desviados (estrabismo) nesses primeiros anos de vida.

O que é Ambliopia ou Olho preguiçoso?

A nossa visão e sua conexão com o cérebro se desenvolve até por volta dos 8 anos de idade. O cérebro de uma criança em desenvolvimento até essa idade pode aprender a ignorar permanentemente a visão do olho mais fraco e favorecer o olho mais forte ou olho dominante. É isso que é chamado de ambliopia ou olho preguiçoso.

Causas da Ambliopia

Um olho torto, desalinhado ou com estrabismo, mesmo que esse estrabismo não seja visível por uma pessoa que não seja oftalmologista é uma das principais causas de ambliopia. Esse problema acontece porque o cérebro recebe imagens diferentes de cada um dos olhos e, por os olhos estarem desalinhados, não há intersecção das imagens. Isso obriga o cérebro a ter que escolher a imagem que será processada que vem do olho não está desviado em detrimento da imagem que vem do olho estrábico.

A ambliopia também pode ser causada por uma diferença grande de grau entre um olho e outro não corrigida com óculos ou lentes de contato até os 8 anos de idade, o que chamamos de anisometropia. Isso acontece por uma diferença na qualidade das imagens recebidas pelo cérebro, então o nosso corpo suprime a imagem do olho com o maior grau em detrimento do olho com o menor grau e melhor qualidade de imagem.

Em casos mais raros, a ambliopia pode ser causada se a visão estiver bloqueada por uma catarata congênita ou infantil, cicatriz corneana ou astigmatismo corneano alto, ptose ou pálpebra caída ou uso de tampão excessivo ou fora do recomendado pelo oftalmologista. A lógica é a mesma dos casos anteriores, como o cérebro não recebe a imagem deste olho doente, as ligações cerebrais referente a este olho não são desenvolvidas até os 8 anos de idade.

Se a ambliopia for detectada antes dos 8 anos de idade, temos chance de revertê-la com tratamento adequado. De acordo com cada caso, podemos usar óculos, cirurgia ou tampão para o tratamento da ambliopia.

Por isso, é fundamental levar crianças regularmente ao oftalmologista desde o primeiro ano de vida, na frequência que seu médico oftalmologista recomendar.

Diagnóstico de Ambliopia

O diagnóstico é clínico e realizado pelo médico oftalmologista ao notar uma diferença significativa de acuidade visual entre os olhos no exame oftalmológico.

Em crianças que não informam a acuidade visual subjetiva, podemos lançar mão de outros testes como o de seguimento, fixação ou oclusão para suspeitarmos de ambliopia.

Tratamento da Ambliopia – Estrabismo

Neste caso, a ambliopia pode ser tratada com o uso de tampão colocado durante algumas horas do dia no olho de melhor visão após correção com óculos ou lente de contato, caso necessário. Cirurgias podem ser realizadas também para o alinhamento dos olhos, conforme a necessidade de cada caso.

Tratamento da Ambliopia – Anisometropia

Quando há diferença grande de grau entre os olhos, o paciente deve ser submetido a uma avaliação cuidadosa de refração, preferencialmente dilatado e os óculos ou lentes de contato devem ser prescritos. Além disso, pode ser necessário o uso de tampão no olho de melhor visão e menor grau.

Tratamento da Ambliopia – Opacidades

Quando há opacidades nos meios ópticos do olho de um paciente em idade ambliogência (até os 8 anos de idade), cirurgia deve ser realizada o mais breve possível para retirar a opacidade e iniciar o estímulo visual para que se consiga recuperar algo da visão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email