Derrame Ocular (Hiposfagma)

derrame ocular
Hiposfagma, popularmente conhecido como Derrame Ocular

O que é o Derrame Ocular?

Hiposfagma é popularmente conhecido como derrame ocular ou sangue no olho e é um sangramento que ocorre na parte branca do olho, mais especificamente entre a conjuntiva e a esclera.

A sua extensão pode variar desde um pequeno ponto de sangramento até cobrir completamente a parte branca do olho. O importante é entende que o sangramento está apenas na parte superficial do olho e não no seu interior.

O que causa o derrame ocular?

Diversos fatores podem levar ao aparecimento do hiposfagma, sendo as mais frequentes:

  • Hipertensão arterial, veja que é a pressão alta no corpo e não no olho
  • Remédios ou substâncias que “afinem” o sangue ou reduzam a coagulação, como AAS e heparina
  • Manobra de Valsava: tosse, vômitos, constipação, dentre outros
  • Traumas oculares

Sintomas da hemorragia subconjuntival

Em geral, o derrame ocular apresenta sintomas mínimos ou quase não apresenta sintomas. O paciente pode sentir uma leve sensação de areia no olho quando o sangramento ocular é volumoso.

Diferença para outros diagnósticos

Ao se deparar com uma suspeita de derrame ocular, o paciente deve procurar imediatamente um oftalmologista, já que é muito difícil a olho nu diferenciar o sangue no olho de outras enfermidades oculares, como esclerite, conjuntivite, uveíte, dentre outras que podem causar sérios prejuízos a visão.

Tratamento do sangramento ocular

O tratamento é realizado com compressas geladas e lubrificante prescritos por médico oftalmologista. Na Cornea Clinic, você encontra oftalmologistas especializados em todas as áreas da oftalmologia. No menor sinal de derrame ocular, agende sua consulta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email