Você está em casa e o seu familiar deixa cair algum produto irritativo nos olhos. Ardência, gritos, irritação ocular, vermelhidão, dificuldade em abrir os olhos… Você parece já ter visto esse filme antes? Saiba o que fazer nesses casos.
As mais diversas situações do dia a dia expõem nossos olhos ao risco de contato com uma variedade imensa de produtos. Os mais perigosos são as substâncias ácidas ou básicas, já que podem ocasionar queimaduras oculares, afetando a córnea e, em último caso, podendo levar à necessidade de transplante de córnea.
Após o contato de uma substância irritante com os olhos, a primeira coisa a fazer é procurar um local com água corrente, como uma torneira, e lavar os olhos abundantemente, ficando alguns minutos embaixo da fonte de água.
Logo em seguida, procurar imediatamente um médico oftalmologista para avaliar os danos nos olhos causados pela substância. Nunca se deve utilizar colírios que não foram prescritos por oftalmologistas, essa atitude poderia levar ao agravamento do quadro.
Assista no vídeo abaixo, trecho da entrevista que o dr. Thiago Barbosa Gonçalves, diretor da Cornea Clinic, concedeu à rádio CBN. Nesse trecho, o dr. Thiago explica de forma detalhada o que fazer em casos de substância química em contato com os olhos.
Na Cornea Clinic, em Belém do Pará, você encontra os mais capacitados oftalmologistas para orientá-lo sobre os cuidados com os olhos e com a sua saúde visual como um todo. Marque hoje mesmo a sua consulta.